Pincéis de Maquiagem e suas respectivas funções

Oiii, gente bonita! Tudo bem com vocês?

 

O post de hoje foi um pedido da minha prima, ela pediu para eu explicar as funções dos pincéis de maquiagem. Então se você também tem dúvidas, esse post é para você!
Então vamos lá, antes de tudo, o mais legal desse universo da maquiagem é que não tem regras. Eu, por exemplo, uso pó compacto como sombra, batom como blush, rímel como delineador… e a mesma coisa acontece com os pincéis, para fazer uma make incrível você não precisa ter todos os pincéis do mundo, uns 4 ou 5 já resolvem seu problema. Mas como o post é sobre quais são as funções de cada um, vou mostrar aqui para vocês.

Pincéis para Olhos

 

pinceis_olhos_maquiagem_me_conta_babi

 

Esse são alguns dos pincéis de olhos, nesse grupo, apenas 3 não são para esfumar, mas vamos aos detalhes.

 

  1. Esse pincel é para esfumar o olho, mas de uma forma precisa. Por ele ter esse formato achatadinho e curto, as cerdas do pincel são mais firmes, fazendo com que o efeito do esfumado fique um pouco mais preciso do que o pincel número 4, por exemplo. Ele é ideal para usar com as sombras mais escuras, já que ele vai depositar mais e espalhar menos.
  2. O pincel chanfrado tem duas funcionalidades mais importantes. Primeira: pode ser usado para aplicar o delineador e/ou lápis de olho cremoso, rente aos cílios superiores ou inferiores com mais precisão do que os outros pincéis. Segunda: Aplicar sombra rente aos cílios inferiores já dando um efeito esfumado no olhar.
  3. Esse pincel é mais preciso ainda que o primeiro, ele tem as cerdas muito densas e elas formam uma ponta, ou seja, esse pincel aplica uma maior quantidade de sombra em um ponto específico do olho. Se você quer marcar o côncavo, ele é ótimo, mas não saia de casa sem esfumar com um pincel mais fofinho antes, senão a maquiagem vai ficar muito marcada e não é isso que queremos.
  4. Esse pincel de esfumar também tem a ponta mais marcada, mas ele tem as cerdas muito mais fofas e longas, isso faz com que, ao mesmo tempo que ele deposita a sombra em um ponto específico, também esfuma ao redor. É um dos que eu mais gosto.
  5. Esse pincel é para depositar as sombras na pálpebra, o mais comum, que vem em todos os kits de maquiagem.
  6. Esse pincel, também de esfumar, é mais preciso também, se você quer um efeito super esfumado, é melhor apostar no pincel 4 ou 7.
  7. Esse é outro queridinho. As cerdas são bem fofas e saparadinhas (em relação aos outros), isso quer dizer que o pincel esfuma uma área maior. Se você tem olhos muito pequenos, esse tipo de pincel não é o mais recomendado, aposte em pincéis menores.
  8. Esse pincel também é para o depósito de sombra nas pálpebras, mas ele tem as cerdas mais pontudas, que facilitam a aplicação no canto do olho e na marcação no côncavo. Eu também gosto de usar esse pincel para aplicar corretivo.

 

Pincéis para Pele

pinceis_pele_maquiagem_me_conta_babi

 

  1. Esse pincel é o famoso “Flat Top”, porque ele tem as pontas chatas. Ele é ideal para passar base.
  2. Esse também é um Flat Top, porém ele é chanfrado, isso quer dizer que ele tem o topo reto, mas em diagonal. Esse pincel tem a mesma utilidade que o primeiro, mas por ter esse corte, facilita a aplicação em determinadas áreas do rosto.
  3. O pincel 3 tem a ponta mais arredondada, enquanto o 4 é mais pontudo. Os dois são usados para aplicação de produtos cremosos e líquidos como base e corretivos. Os ângulos das cerdas permitem que você encaixe melhor em cada parte do rosto. O 4 por exemplo, é melhor usado abaixo dos olhos e em volta das narinas. Já o 3 é de fácil aplicação no rosto todo. Eu também gosto deles para fazer contorno, super funciona.
  4. (Já expliquei no de cima 😀 haha)
  5. Esse é ótimo para aplicar contorno cremoso. O formato dele é o melhor para essa finalidade. Então sempre que o assunto for contorno, prefira os pincéis chanfrados.

 

Os pincéis 6, 7, 8 , 9 e 10, tem as mesmas característica dos anteriores, só que em um tamanho reduzido. Eles são ideais para a aplicação de corretivos, então dependendo da área do rosto, a aplicação com um ou com o outro fica mais fácil. O 6 por exemplo, tem o topo mais reto, então é mais aconselhável para as olheiras e espinhas, já que a zona de aplicação é maior e mais plana. Já o 9, por ter uma ponta, facilita aplicar o corretivo ao redor do nariz. Não tem uma regra, é tudo questão de adaptação.

 

Kit Básico

pincel_maquiagem_naked_3_funcao

 

Normalmente quando compramos um kit básico de pincéis, são esses que vem. Como vocês podem ver, eles são bem diferentes dos que eu citei no começo do post. Além disso aqui temos pincéis para pó e lábios. Então vamos lá:

  1. Esse pincel é ideal para a aplicação de batom, tanto ele como o pincel número 2.
  2. Esse pincel pode ser utilizado para a aplicação de batom, mas por ele ser mais preciso, é melhor usá-lo para delinear os lábios e preencher com o pincel 1.
  3. O pincel chanfrado vocês já leram lá no começo do post né? Mas ele é ótimo para delinear rente aos cílios.
  4. Esse pincel é ideal para acabamento, principalmente para iluminar o canto interno dos olhos.
  5. O número 5 é ótimo para aplicar o corretivo nas olheiras, marcas e espinhas.
  6. Esse é meu preferido, o de esfumar! Se eu tivesse que indicas apenas um pincel para a área dos olhos, com certeza seria esse.
  7. Esse pincel pode ser usado para marcar rente aos cílios (como o chanfrado) ou para aplicar corretivo.
  8. Mais um pincel de esfumar, mas esse é ideal para marcar o côncavo devido ao formato na diagonal.
  9. É o mais tradicional, aquele que todo mundo tem! Serve para aplicar a sombra nas pálpebras.
  10. Esse é o famoso língua de gato! Ideal para passar base. Eu não gosto muito desse modelo, prefiro um kabuki, mas tem gente que adora.
  11. Pincel para blush e contorno.
  12. E o mais gordinho é sempre para o pó! hehe

 

Esponjas

esponjas

 

As esponjas não são bem pincéis, mas são muito utilizadas também na maquiagem. O formato redondo e achatado normalmente é o que vem quando você compra um pó compacto, elas são para a aplicação desse tipo de produto, mas devo lembrá-las que a esponja deixa um acabamento mais pesado do que quando utilizamos um pincel para pó. Então tome cuidado!

A esponja no formato “coxinha” é a mais utilizada e virou queridinha. Tem pessoas que preparam toda a pele com uma dessas. Base, corretivo, blush cremoso… tudo com essa pequenininha aí. O mais legal é que o acabamento fica super natural.

As que tem formato triângulo são mais usadas para a aplicação de corretivos, as pontas permitem alcançar os cantos do rosto, como o canto interno do olho e ao redor do nariz.

 

Outros pincéis

 

pincel_sobrancelha_me_conta_babi

Esses pincéis normalmente vem separados nos kits que compramos por aí. Muita gente acaba deixando de lado (inclusive eu!), mas eles são ótimos para pentear e manter as sobrancelhas sempre no lugar. Outro pincel essencial para manter as sobrancelhas em ordem, é o nosso querido chanfrado, então não o deixe de fora quando for montar seu kit de pincéis.

 

pincel_maquiagem_me_conta_babi

O pincel vassourinha é outro que esquecemos completamente, mas a função dele ajuda muito, principalmente as pessoas mais desastradas. Como o próprio nome diz, ele tem a função de uma vassoura, ou seja, vai varrer do seu rosto o que não é para estar lá. Sabe aquela sombra preta que caiu na bochecha e você entra em desespero para tirar sem borrar tudo? O pincel vassourinha resolve.

E esse último pincel virou o queridinho de muitas meninas, principalmente quando lançaram os delineadores em gel. É um pincel ultrafino, extremamente preciso, ideal para quem ama os delineados gatinho.

 

Então é isso, meninas. Eu espero muito que vocês tenham gostado do post! Caso tenham alguma dúvida sobre qualquer pincel específico, deixe aqui nos comentários, tá bom?

E lembre-se que não é preciso ter todos esses pincéis para fazer uma maquiagem linda, seja criativa!

Um super beijo para vocês e tchau 😀

 



Pode comentar, eu fico feliz :)

Comentários

  1. Gabriela de Paiva
    mar 15, 2016 @ 18:42:38

    thank you!! obrigada prima! vou tentar aprender a me maquiar agora, com todas essas dicas, vai facilitar bastante! to precisando dar um tempo na cara de mãe!! rsss

    Reply

  2. Samantha Barros
    abr 06, 2016 @ 14:19:04

    Sou a louca dos pincéis!!!! E sempre que vou comprar o que me chama muita atenção é a qualidade e o design!!! As cores que são fabricados!!! Acho um acessório fundamental para o mundo da maquiagem, portanto tem o seu devido valor!!!!

    Reply

    • babi
      abr 08, 2016 @ 03:33:18

      É verdade, Sa!
      Eu gosto mais de pincéis de pele e de esfumar, porque sombra mesmo eu prefiro passar com os dedos! hehe
      Espero que tenha gostado do post!
      Beeijos

      Reply