Quero ser ruiva, como eu faço?

Olá, gente bonita!

O Post de hoje é falando sobre cabelos, que eu sei que vocês amam!

Muitas meninas me perguntam sobre o meu ruivo, como eu cheguei nessa cor e dicas para quem quer ficar ruiva também. Então vamos lá!

 

941049_1710828515828857_6344241765167260988_n

 

1. Você não é boa com isso? Procure um profissional!

 

Essa dica é muito importante! Eu faço tudo sozinha no meu cabelo (pinto, corto, hidrato, escovo…), mas eu sei que muitas meninas não levam jeito para isso. Se você é uma delas, procure um bom profissional para te auxiliar nessa jornada, porque no começo não é tão simples quanto parece.

 

2. Vai com calma!

 

Eu vejo muita gente que não tem paciência e quer chegar no ruivo logo de cara. Se você tem o cabelo mais claro, não vai encontrar grandes dificuldades, mas caso tenha cabelos escuros, procure ir clareando aos poucos, se você abusar de descolorações, seus fios podem ficar elásticos e quebrar perto da raiz! Imagina o desespero!

Então separe uns meses para fazer toda essa preparação para receber a tintura nova.

Ah! E se você for loira tingida, o ruivo vai demorar um pouco mais para pegar no seu cabelo. Provavelmente demorará uns 4/5 meses para a cor realmente fixar e não desbotar com tanta facilidade.

 

3. Tinta de farmácia ou profissional?

 

Essa questão varia muito de pessoa para pessoa. Quando eu comecei a minha saga pelo ruivo, comprei uma tinta de farmácia, num tom mais avelã. Como eu estava com californianas e meu cabelo é um castanho médio, a tinta pegou, mas na primeira lavagem foi tudo embora. Então eu resolvi apostar nas tintas profissionais!

Eu pesquisei muuuuuitos tons de cabelo, tintas, marcas… acho que fiquei umas 2 semanas vendo isso todos os dias até chegar na marca e na cor que eu queria. Eu tive sorte que não errei tão feio logo de cara, mas meu primeiro resultado foi um ruivo laranjinha que eu odiei! No dia ficou lindo, mas com 2 lavagens a cor foi toda embora e meu cabelo parecia água de salsicha, horrível!

Acho que fugi um pouco do foco, mas resumindo: Eu confio mais nos resultados das tintas profissionais, até porque é possível fazer misturas e chegar no seu tom ideal. Mas se você tem medo de arriscar e quer economizar um pouco, invista na tinta de farmácia. Ela vem com passo a passo e a chance de dar errado é menor.

 

4. Como escolher o tom ideal?

 

guia-de-tintas-ruivas-hypefemme-1

 

Como dizem, qualquer mulher pode usar a cor que quiser de cabelo, desde que se sinta bem com isso. Mas eu acho que tem tonalidades que equilibram melhor com o tom de pele e te deixam mais bonita.

Eu, por exemplo, sou clara, mas minha pele tem um tom amarelado. Quando eu passei o ruivo alaranjado, meu rosto sumiu e eu parecia estar desbotada, sabe? Se eu tivesse sem nada de maquiagem, pior ainda! Fiquei parecendo uma mosca morta! haha
Então arrisquei avermelhar mais o tom e fez MUITA diferença! Eu me sinto muito mais poderosa com o cabelo mais quente e escuro, o cabelo faz uma moldura pro meu rosto ao invés de se confundir com ele.

Então quando for procurar tonalidades de ruivo, pegue como referência mulheres que tem o mesmo tom de pele que o seu, assim você vai ver vários resultados e achar um que goste mais.

 

5. Como escolher a oxigenada certa?

 

OX-e-Descolorantes-Cruelty-Free-2

 

Se vocês forem usar a tinta profissional, vai precisar escolher uma oxigenada para misturar com a tinta. Para quem não sabe, as oxigenadas servem para abrir o tom do cabelo e elas são medidas em volumes.

A oxigenada de 10 volumes abre 1 tom, mas não agride muito os fios.

A de 20 volumes abre 2 tons e agride levemente os fios.

A de 30 volumes abre 3 tons, mas agride moderadamente os fios.

A de 40 volumes abre 4 tons, mas eu não indico, pode quebrar todo o seu cabelo.

 

O ideal é fazer um teste de mecha para saber se seu cabelo aguenta uma ox de 30 volumes. Em todo caso, eu aconselho sempre usar a de 20, é a que tem o melhor custo benefício.

 

6. Exige muitos cuidados?

 

Olha, meninas… isso varia muito de pessoa para pessoa. No meu caso, como eu estava “loira” antes de ir pro ruivo, senti que meu cabelo ficou muito mais hidratado com essa nova coloração.
Mas se você tem cabelos escuros, com certeza vai se desesperar com o ressecamento. Não se preocupe, com cuidados logo o cabelo se recupera e fica tudo bem!

Se você é uma pessoa que não tem muita paciência para cuidados com o cabelo, eu não indico ir pro ruivo. No começo ele desbota MUITO, exige muitos tonalizantes, cremes de hidratação, ampolas… se prepare para colocar a mão no bolso!

 

7. Minhas dicas para pintar o cabelo sozinha

 

  1. Pesquise MUITO: Tenha absoluta certeza do que quer fazer.
  2. Conheça as marcas de tintas: Busque resultados e experiências que outras meninas tiveram com aquela marca.
  3. Arrisque! – Acha que essa é a cor ideal? Vai com tudo! Se não for, na próxima é só tentar de novo.
  4. Compre um kit de tintura: Luvas, um pote para misturar e pincel, vai te ajudar muito!
  5. Tenha uma camiseta velha: A tintura do ruivo é um roxo super forte, mancha TUDO!
  6. Compre tinta a mais para não correr o risco de ficar sem: Se você tem muito cabelo não ache que um tubinho será o suficiente! É melhor comprar mais tinta e sobrar do que acabar no meio e ficar com metade do cabelo de uma cor e metade de outra.
  7. Se seu cabelo é muito escuro, faça uma decapagem ou descoloração antes de aplicar a tinta.
  8. Tenha um espelho de mão: Quando tiver pintando os cabelos sozinha, é bom ter um espelho de mão para conseguir olhar o que está fazendo, assim você não corre risco de esquecer uma parte ou outra do cabelo.
  9. Não passe do tempo: Normalmente o ideal é deixar uma coloração agir nos cabelos por 40/50 minutos. Nada de dormir e esquecer ela lá, isso pode acabar com o seu cabelo.
  10. Ficou muito escuro? Não se assuste! Como foi a primeira tintura, espere de 2 a 3 lavagens para ver como a cor realmente ficou.

 

8. Como cuidar depois da coloração?

 

Eu nunca usei produtos específicos para cabelos coloridos e na minha opinião, eles não fazem muita diferença.

O meu conselho para manter seu cabelo hidratado é acrescentar mais hidratações no seu dia a dia. Acostume-se a usar uma máscara de hidratação antes do condicionador em todas as lavagens, deixando agir de 7 a 10 minutos, isso vai ajudar MUITO.

Ampolas de hidratação e vitaminas também ajudam bastante, então invista em algumas. Os boosters da Elséve são maravilhosos, super indico!

Para tonalizar o cabelo, eu uso uma misturinha que vou ensinar no próximo tópico.

 

9. Passou um mês e eu preciso retocar, e agora?

 

Depois de um mês após tintura, você já pode retocar o cabelo. Muita gente não aconselha a pintar o cabelo todo de novo, mas eu faço de um jeito que deixa meu cabelo super hidratado e brilhante! Vou contar para vocês 😀

 

Na raiz eu aplico a mistura normal (tinta + oxigenada), porque a ox é essencial para abrir o tom do cabelo.

No comprimento, ao invés de aplicar a mistura normal (tinta + oxigenada), eu faço uma mistura mais potente usando um bom creme de hidratação. Então eu misturo a tinta com um pouco de oxigenada (cerca de 30 ml) e adiciono um creme de hidratação branco. Se o seu creme for muito espesso, aconselho misturar também um pouco de condicionador, assim a misturinha se espalha melhor!

Fazendo isso eu pinto meu cabelo inteiro novamente, mas ele fica bem hidratado e super brilhante.

 

10. Arrase!

 

Gata, se jogue com o seu cabelo novo! Ruivas chamam muita atenção, está preparada pra isso?

 

10417015_965389533474619_8029346950851548505_n

 

Então é isso, meninas!
Espero que tenham gostado do post 😀

Deixo aqui alguns vídeos que gravei sobre isso, assistam que está super legal!

 

 

Qualquer dúvida deixe nos comentários ok?
Beeijos e tchau!



Pode comentar, eu fico feliz :)

Comentários

  1. gabsdamazio
    mar 31, 2016 @ 00:04:46

    Adorei ! Faz quase um mês que eu tomei a decisão de mudar a cor do meu cabelo e gosto muito do ruivo. Não sei se vai ficar legal né, mas vamos tentar kkkk meu cabelo é escuro então vou ao salão fazer a decapagem, espero que fique legal rsrs

    Reply

    • babi
      abr 08, 2016 @ 03:37:04

      Siiiim! Vai ná fé, Gabs!
      O ruivo lacra <3

      Reply

  2. Adriana Leandro
    mar 31, 2016 @ 23:33:41

    O cabelo ruivo é muito bonito. Um dia quero pintar o meu cabelo de ruivo tb. Bjus!

    Reply

    • babi
      abr 08, 2016 @ 03:35:46

      Siiiim! Pintaa é lindo <3

      Reply

  3. Nanda Ferreira
    abr 01, 2016 @ 14:14:18

    Cabelo ruivo é lindo demais. Já tive ruivo acobreado, consegui o tom que eu queria logo na primeira vez que pintei, foi com tinta de farmácia. Hoje estou no Vermelho Acobreado e estou amando!
    Seu post é bastante útil e esclarecedor para quem deseja entrar nessa saga! <3

    Reply

    • babi
      abr 08, 2016 @ 03:35:29

      Aaaah que bom que conseguiu logo de cara! É bem difícil ficas satisfeito logo de cara, fico feliz :) hehe
      Obrigada, linda, que bom que gostou!

      Reply